top of page

PERSONALIDADE FINANCEIRA, QUAL É A SUA?

  • Foto do escritor: Valdenir Santos
    Valdenir Santos
  • 13 de fev. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 16 de fev. de 2024

Em se tratando de dinheiro, cada pessoa tem uma relação muito particular, algumas fazem coisas muito maluca, desde o estocar dinheiro em esconderijo em casa, por acreditar ser um lugar mais seguro, e não gastar pelo simples fato de ter, até a realização de compra de moedas de ouro para,  simplesmente, serem jogadas no mar fazendo quicar na superfície da água como se fossem pedrinhas, como o caso relatado no livro Psicologia financeira de Morgan Housel.



Cada indivíduo tem uma visão muito individual sobre como o dinheiro funciona. Isso ocorre porque cada pessoa vivenciaram momentos únicos na relação com o dinheiro. E como o que vivenciamos é muito mais impactante no nosso aprendizado do que ouvido história de outros, cada pessoa vai desenvolver um comportamento muito peculiar na relação com o dinheiro.

O meio e o momento histórico em que uma pessoa cresceu foram determinantes. Como destaca Housel, “pessoas diferentes, criadas por pais diferentes que ganharam rendas diferentes e acreditavam em valores diferentes, em partes diferentes do mundo, nascidas em economias diferentes, vivendo em mercados de trabalho diferentes, com incentivos diferentes e graus de sortes diferentes, aprenderam lições bem diferentes” Imagine uma pessoa que cresceu em uma comunidade pobre, em uma família de baixa renda, numa época de crise econômica vai enxergar o dinheiro de maneira muito distinta de que cresceu em um lugar rico, criado por uma família rica, em uma época de estabilidade econômica e monetária. Nesse sentido, as atitudes que para alguns parecem absurdas e estranhas para outras fazem muito sentido.

A sua personalidade foi construída assim. As condições financeiras dos seus pais, as histórias sobre dinheiro que você ouvia deles e das pessoas com quem você se relacionava, o ambiente onde morava, o momento econômico que o seu país enfrentava, a situação de inflação em que o país vivenciava, dentre outras situações. Assim, as experiências que você vivenciou ao longo da sua vida, te transformaram no que você é hoje.


Os tipos de personalidades financeiras


Os vários tipos de comportamentos com relação ao dinheiro podem ser classificados em pelo menos oito grupos. São eles:

O poupador é extremamente cuidadoso com o dinheiro e evita correr riscos ao máximo. Tem muito medo que o dinheiro acabe e raramente mexe nas poupanças. Guarda o dinheiro, mas não tem metas nem objetivos. Normalmente não realiza sonhos, não gasta dinheiro em coisas que gostaria de fazer para se divertir, simplesmente guardam, pois é a sensação de segurança que mais importa. Essas pessoas, muitas vezes, acabam desperdiçando estratégias de investimentos inteligentes e de baixo risco que poderiam fazer o dinheiro aumentar ainda mais.

O gastador é o descontrolado no quesito gastar dinheiro. São pessoas que estão que estão extremamente despreparadas para imprevistos, pois poupar é algo muito difícil. Normalmente gasta muito dinheiro para se divertir, compra, muitas vezes, o que não precisa e que facilmente é esquecido. É um comprador nato. Está sempre procurando situações para gastar dinheiro.

O financista controlado normalmente faz planos financeiros inteligentes com metas e objetivos claros, gosta de poupar e gasta o necessário. Tem disposição para investir e correr riscos calculados para fazer o patrimônio financeiro crescer. Tem planos para a aposentadoria, para investir na educação dos filhos e para liberdade financeira.

O batalhador é o tipo de personalidade em que a pessoa sempre enfrenta problemas financeiros graves. Normalmente estão com as dívidas altas e a poupança baixa ou inexistente. Entre os motivos estão: gastos excessivos e descontrolados no passado, doença em algum membro da família que exigiu um grande volume de dinheiro para trata-lo, perca de emprego, perca de bens por algum desastre natural, etc.

O apostador está disposto acorrer grandes riscos, gosta de viver uma vida cheia de adrenalina. Está sempre muito atento ao mercado financeiro, procura ativos de alta volatilidade em busca de retorno alto e rápido, sofrem muitas vezes com perca devastadoras. Na maioria das vezes, ele sabe como multiplicar o dinheiro, porém gasta muito.

O investidor compulsivo está sempre focado em multiplicar o dinheiro. Constantemente está procurando novas informações para melhorar a técnica. Esse tipo de pessoa está sempre centrado no dinheiro e no futuro. Muitas vezes se sente angustiada, ansiosa e desconfortável quando necessitam dispender dos seus recursos.

O desligado é a pessoa desligada do dinheiro, não tem clareza de quanto ganha, não sabe o preço das coisas, nem gosta de fazer compras. Não se preocupa, pois, em geral, tem alguém com quem ela convive que cuida de todas as finanças, tornando-se dependente financeiramente do outro. Geralmente, não faz planos financeiros para o futuro. Caso aconteça alguma coisa para a qual não está preparada financeiramente, ficam desorientadas sem saber qual passo deve ser dado, pois não conhecem os procedimentos, porque vive indiferente ao dinheiro.

O poupador/gastador é um misto das duas coisas. Está sempre fazendo poupança bem organizada e planejada, de repente, do nada, gasta tudo e ainda fica devendo. Depois fica se sentindo culpado. Posteriormente se organiza de novo e repete todo o processo.

Como é possível observar, todo mundo tem um estilo financeiro. Nesse sentido, descobrir qual é o seu o quanto antes, é fundamental para você aprender a lidar com o seu dinheiro, Além disso, torna-se mais fácil perceber quais as suas crenças e emoções quando precisas tomar uma decisão financeira.





 
 
 

Comments


+55 (83) 9 9159 5669

  • Ícone do Linkedin Branco
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
Envie sua Mensagem

Parabéns pela iniciativa, nossa equipe entrará em contato em breve!

Por moneymania. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page